Eutérios

 

O que são eutérios?


Os eutérios são um grande grupo de mamíferos conhecidos também como mamíferos placentários. Eles se distinguem por possuírem uma placenta altamente desenvolvida, que garante uma conexão eficiente entre a mãe e o embrião, permitindo maior troca de nutrientes, oxigênio e eliminação de resíduos durante o desenvolvimento fetal. Essa característica faz com que os eutérios tenham, em geral, filhotes mais desenvolvidos ao nascer quando comparados a outros mamíferos, como os monotremados e marsupiais.

 

Principais características

 

Entre as principais características dos eutérios está a diversidade anatômica e fisiológica que lhes permite habitar praticamente todos os ambientes do planeta, desde áreas aquáticas até regiões desérticas. Além da placenta bem estruturada, eles apresentam glândulas mamárias funcionais, pelos em alguma fase da vida, e elevada capacidade de adaptação comportamental e ecológica. Outra particularidade é a variedade no tamanho corporal, indo de pequenos roedores a grandes mamíferos como as baleias e os elefantes.

 

Exemplos de espécies

 

Os exemplos de eutérios são numerosos e ilustram bem sua ampla diversidade. Entre eles estão os roedores, como ratos e esquilos, que representam a ordem mais numerosa em espécies; os cetáceos, como golfinhos e baleias, adaptados totalmente ao ambiente aquático; os primatas, entre os quais se encontram os seres humanos, chimpanzés e gorilas; os carnívoros, como leões, ursos e felinos em geral; e os ungulados, como cavalos e bois, especializados na locomoção terrestre com membros adaptados à corrida e ao pastoreio.



As principais ordens de eutérios são:



- Primatas:
grupo que inclui seres humanos, macacos e lêmures, caracterizados por elevada capacidade cognitiva, visão binocular e membros adaptados à preensão.


- Carnívoros:
englobam cães, gatos, leões e ursos, com dentição adaptada à alimentação carnívora, embora muitos apresentem dietas variadas.


- Cetáceos: baleias, golfinhos e botos, mamíferos totalmente aquáticos com adaptações como nadadeiras e respiração pulmonar.


- Roedores:
a ordem mais numerosa, formada por ratos, camundongos, esquilos e capivaras, com incisivos de crescimento contínuo.


- Quirópteros:
morcegos, únicos mamíferos capazes de voo ativo, com adaptações para ecolocalização.


- Ungulados: subdivididos em artiodáctilos (como bois, veados e porcos) e perissodáctilos (como cavalos e rinocerontes), fundamentais em ecossistemas terrestres.



Os eutérios representam o grupo mais diversificado e bem-sucedido entre os mamíferos, com capacidade de ocupar diferentes nichos ecológicos e desempenhar papéis importantes nos ecossistemas, desde predadores de topo até dispersores de sementes.



Curiosidades:


- Os mamíferos eutérios se originaram a cerca de 160 milhões de anos, no Jurássico Superior.

 

- Atualmente, são conhecidas cerca de quatro mil espécies de animais eutérios. Portanto, é o grupo mais diversificado (cerca de 93%) entre os animais mamíferos.

 

Foto de uma zebra e um gorila

Zebra e Gorila: mais dois exemplos de animais eutérios.

 

 


 

Artigo revisado por Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001.

Atualizado em 22/08/2025



Eutérios Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:


Fonte de referência:

 

- AMABIS, José Mariano e MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia Moderna. São Paulo: Editora Moderna, 2016.

 

https://www.ced.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/82/2020/11/CNT010-Mamiferos.pdf

Veja Também
DESTAQUES Pergunta e resposta sobre os plastídiosEcossistema costeiro: rica biodiversidade