Bioma Cerrado

Características principais, animais e vegetais do bioma, curiosidades, dados, ecologia, texto resumido

Bioma Cerrado: vegetação com gramíneas e arbustos.
Bioma Cerrado: vegetação com gramíneas e arbustos.

 

Introdução



A palavra Cerrado tem origem no espanhol e significa “fechado”. Essa palavra tenta dar nome a uma característica geral de uma vegetação densa de arbustos e gramíneas, com árvores baixas e tortuosas, que são algumas das principais características deste bioma.



Encontramos o tipo de vegetação do Cerrado, principalmente, na região centro-oeste do Brasil. Também é encontrado nas regiões do estado de Tocantins, oeste de Minas Gerais, sul do Maranhão, sul do Piauí e algumas áreas do oeste de São Paulo.



O Cerrado é uma típica vegetação de locais com estações climáticas definidas em épocas bem chuvosa e seca, e de regiões de solo de composição arenosa.



Principais características gerais do Cerrado:

 

- Presença de árvores de galhos tortuosos e de porte pequeno.


- Raízes de arbustos profundas (para buscar água em profundidades maiores).


- Cascas de árvores duras e grossas.


- Folhas cobertas de tricomas (espécie de pelos).


- Presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores.


- Solo de cor avermelhada.

 


Aspectos da flora do Cerrado



A flora do Cerrado é muito rica, sendo constituída por cerca de 3.000 espécies, sendo 1.000 delas do estrato arbóreo-arbustivo e 2.000 do herbáceo-subarbustivo.



A flora do Cerrado tem uma heterogeneidade de distribuição, tendo espécies mais características dos Cerrados da região norte, outras da região centro-oeste, da região sudeste, entre outas regiões.


 
Apenas a flora da Floresta Amazônica e florestas da Mata Atlântica superam a do Cerrado.

 


Principais aspectos da fauna



O Cerrado é o habitat de grandes números de espécies animais. Mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes fazem parte das cerca de 2.500 espécies de vertebrados identificados.



Isso sem dizer os insetos, que também têm um papel muito importante na ecologia, mas que ainda são pouco conhecidos.



Existem espécies que somente têm no bioma Cerrado, como o tamanduá-bandeira, que estão na lista dos animais brasileiros ameaçados. São em torno de 65 espécies do Cerrado que estão ameaçadas.



E também existem as espécies ameaçadas de extinção, como: a onça-pintada, o tatu-canastra, o lobo-guará, a águia-cinzenta e o cachorro-do-mato-vinagre, entre outras.



O clima



O clima do Cerrado é o Tropical sazonal, com um inverno seco (poucas chuvas e baixa umidade). A média da temperatura anual fica em torno de 23ºC. As máximas, ao longo dos meses, podem chegar em torno de 40ºC.



Os ventos fortes e constantes, não são uma qualidade comum do Cerrado. A atmosfera normalmente é calma e o ar fica quase parado.



A radiação solar do Cerrado é bastante intensa na maioria das vezes (UV entre 8 e 10), podendo reduzir-se devido à alta nebulosidade, nos meses excessivamente chuvosos do verão.



Como o seco inverno e quase sem nuvens, as latitudes são relativamente pequenas, a radiação solar nesta época também é muito intensa, deixando bem aquecida as horas do meio do dia.



Em agosto-setembro a intensidade do calor pode reduzida um pouco, por causa da névoa seca fruto de incêndios e queimadas da vegetação, muito frequentes neste período do ano.



População do Cerrado



O Cerrado tem uma população de traços de famílias de agricultores, de comunidades tradicionais, como quilombolas, geraizeiros, quebradeiras de coco babaçu e de povos indígenas.



Agrupamentos de pessoas de profunda sabedoria e respeito ao meio ambiente, com significativo senso comunitário.



Além de populações urbanas que compõem um rico mosaico de outros tantos traços advindos de origens diversas. O Cerrado abriga cerca de 220 terras indígenas e 80 diferentes etnias.



Já as demais comunidades tradicionais não contam com nenhum instrumento legal para o reconhecimento de sua propriedade coletiva da terra.



Curiosidades sobre o bioma Cerrado



- O Cerrado tem o segundo maior grupo de seres vivos do Brasil, só ficando atrás da floresta Amazônica;


- Apenas 2% da forma original do Cerrado está preservada em parques e reservas;


- São conhecidas, até o momento, em torno de 1550 espécies de animais (mamíferos, anfíbios, répteis, peixes e aves);


- A flor do ipê, que é muito comum na área de cerrado, foi declarada flor nacional brasileira por um decreto da presidência da República.


Impressão Google+
Bioma Cerrado Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:
Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Tartaruga marinha: exemplo de réptil
LIVROS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASIndicação de livros de Ciências Biológicas, bibliografia indicada para o estudo de temas de Biologiaver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SAÚDEInformações sobre temas relacionados à saúde humana. Alimentação, doenças, dicas para levar uma vida saudável,...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver