Bioma Amazônia

As principais características do bioma Amazônia, importância ecológica, preservação, animais e plantas, desmatamento, dados

Bioma Amazônia: um dos mais ricos ecossistemas do mundo
Bioma Amazônia: um dos mais ricos ecossistemas do mundo

 

Introdução


É um dos principais biomas não só do Brasil, mas também representa um enorme significado para o mundo, sua flora, fauna e biodiversidade são fundamentais para o equilíbrio ambiental e a sustentabilidade do ecossistema.

 

Localização e dados gerais do bioma Amazônia


A Amazônia tem quase sete milhões de quilômetros quadrados de extensão que se distribuem em nove diferentes países como Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru e Suriname.

 

Um pouco mais de quatro milhões de quilômetros quadrados da Amazônia ocupam o território brasileiro se tornando o maior bioma do país.

 

Além do seu gigante território, uma de suas características que chama atenção é a sua vasta biodiversidade que conta com aproximadamente duas mil e quinhentas espécies de árvores e possui trinta mil espécies de plantas das cem mil existentes em toda a América do Sul.

 

Principais características da fauna e da flora


Com uma floresta tropical úmida, a Amazônia é responsável por abrigar milhares de especiais de insetos, plantas, mamíferos, peixes, anfíbios, répteis e aves.

 

O jacaré-açu, a onça-pintada e a Arara-canga são especiais exemplos que podemos encontrar nesse bioma, mas apesar de já terem sido detectados mil e cem espécies de árvores só na Amazônia, e mais de milhões de espécies nativas da região amazônica os cientistas acreditam que possa possuir muito mais, mas a densa mata e as arvores altíssimas do bioma dificultam em partes essas descobertas.

 

Fauna e flora: exemplos de animais e plantas


Considerada uma das florestas tropicais mais importantes do mundo, a floresta amazônica abriga espécies de animais como a anta, a preguiça, o sagui-de-bigode, a suçuarana, a arara-vermelha, o morcego, o tamanduá, o cachorro-vinagre, gato-maracajá, macaco-aranha, macaco-barrigudo, irara, jaguatirica, jaguarundi, ariranha, o jacaré-açu, onça-pintada, peixe-boi, o tucano, enguias, piranha, pirarucu, sucuri, bugio, boto cor-de-rosa e muito mais.

 

Já sua flora fica por conta de espécies importantíssimas para o controle do efeito estufa e aquecimento global, a Amazônia é em partes grande responsável pela limpa do oxigênio no Brasil e no mundo.

 

Sua vegetação costuma ser densa e é formada por árvores de grande porte. Algumas delas são nativas como a pupunha, o açaí, a seringueira, mogno, cedro, sumaúma e castanheira.

 

Essas espécies inclusive são responsáveis pela comercialização de alguns produtos e elas são fonte de renda de muitos amazonenses.

 

Geografia (solo, rios, relevo e clima)


O clima da Amazônia é tropical e úmido, conhecido com equatorial tem como característica temperaturas elevadas e um grande índice pluviométrico. Suas temperaturas médias variam entre 22 e 28º graus.

 

Seu relevo amazônico é formado por uma planície de inundação e seu planalto é formado por escudos cristalinos.

 

Desmatamento e causas


O desmatamento da Amazônia sofre com o avanço das cidades para as áreas florestais, a extração indevida dos recursos naturais, a caça ilegal de animais silvestres para a venda no mercado ilegal, o garimpo ilegal e o desmatamento para a plantação de soja, esses são alguns fatores que fizeram com que a área da Amazônia diminui-se e se se compromete nos últimos anos.

 

Importância da conservação


É de grande importância a conscientização e a luta pela preservação desse rico bioma, pois a Amazônia possui significativa influência nas chuvas do Brasil e da América do Sul. Além disso, conserva a maior biodiversidade do mundo, abriga um dos rios mais importantes e é responsável pelo armazenamento de grande parte do carbono que ajuda na luta contra a poluição atmosférica.

 

O seu desmatamento contribui para o efeito estufa, temperaturas e climas irregulares (aquecimento global), além da poluição do ar e da água.

 

Curiosidade


O bioma da Amazônia já foi declarado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como patrimônio mundial da humanidade.


Impressão Google+
Bioma Amazônia Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:
Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Tartaruga marinha: exemplo de réptil
LIVROS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASIndicação de livros de Ciências Biológicas, bibliografia indicada para o estudo de temas de Biologiaver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SAÚDEInformações sobre temas relacionados à saúde humana. Alimentação, doenças, dicas para levar uma vida saudável,...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver