Mata Atlântica: um bioma com rica biodiversidade
Localização, características gerais e dados
Mata Atlântica é um importante bioma brasileiro. Ela é uma floresta tropical, que se distribui em milhares de fragmentos da região litorânea do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.
A Mata Atlântica é composta por um grupo grande de florestas. Infelizmente, o seu ecossistema vem sofrendo, desde a chegada dos portugueses (1500) com o desmatamento, as queimadas e a degradação ambiental.
Por esses motivos, a vegetação atual correspondente a apenas a 7% da forma original (nativa). Ela é também considerada a segunda maior floresta do Brasil (fica atrás apenas da Floresta Amazônica). Sua extensão cobre grande parte da costa leste, sudeste e sul do Brasil.
Originalmente, a formação da vegetação da Mata Atlântica cobria uma área de 1,3 milhões de km², em partes de 17 estados (PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, ES, RJ, MG, GO, MS, SP, PR, SC, RS).
Importância ecológica
Os ecossistemas que existem nas florestas da Mata Atlântica são responsáveis pela produção, regulação e abastecimento de água; regulação e equilíbrio climáticos; proteção de encostas e atenuação de desastres; fertilidade e proteção do solo.
Também são responsáveis pela produção de alimentos, madeira, fibras, óleos e remédios; além de proporcionar paisagens maravilhosas e preservar um patrimônio histórico e cultural de grande valor.
Flora
Na Mata Atlântica há muitas espécies de vegetação de todos os tipos. São, aproximadamente, vinte mil. Esse número corresponde a, aproximadamente, 33% das espécies que existem no Brasil.
Exemplos de espécies vegetais: bromélias, begônias, orquídeas, ipê, palmeiras, quaresmeira, pau-brasil, cipós, briófitas, jacarandá, peroba, jambo, jequitibá-rosa, imbaúba, cedro, andirá, ananás e figueiras.
Fauna
A floresta serve de habitat para muitas espécies de animais. Vivem Mata Atlântica cerca de 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 265 de mamíferos e 350 de peixes.
Muitas destas espécies animais estão correndo o risco de extinção.
Principais espécies animais da Mata Atlântica: mico-leão-dourado, bugio, tamanduá-bandeira, veado, gambá, cutia, tatu-canastra, mono-carvoeiro, arara-azul-pequena, lontra, quati, anta, onça-pintada, jaguatirica e capivara.
|
Capivara: um animal típico da Mata Atlântica.
|
Clima
A maior parte da Mata Atlântica está em regiões de clima tropical úmido, pois elas estão sob a ação de massas de ar oceânicas. A umidade (com chuvas regulares) e a grande quantidade de sombra, formada pelas árvores de grande porte, favorecem o ecossistema para o desenvolvimento das espécies vegetais e animais.
Curiosidades:
- Em 1500, ano da chegada dos portugueses ao Brasil, a Mata Atlântica cobria cerca de 13% do território brasileiro.
- Em 14 de junho de 1937, foi criado o primeiro parque nacional da Mata Atlântica, o Parque Nacional do Itatiaia. Atualmente, ele abriga cerca de 360 espécies de aves (incluindo gaviões, codornas e tucanos) e 67 espécies de mamíferos (como macacos e preguiças).
- A Mata Atlântica é o bioma brasileiro, que mais sofreu impactos ambientais, causados pelo homem, durante os ciclos econômicos da história brasileira.
atualizado em 22/03/2021
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.