Bioma Pantanal

Dados, animais, clima, localização geográfica, curiosidades ecológicas, resumo, livros indicados sobre este ecossistema, vegetação

Pantanal: bioma com rica biodiversidade
Pantanal: bioma com rica biodiversidade

 

Características gerais do bioma


O Pantanal é bioma conhecido pela sua característica de alagações na maior parte da sua extensão e épocas do ano. Pantanal lembra nosso centro-oeste brasileiro, territórios extensos de criação de gado, que  já serviu, várias vezes, até de cenário para a dramaturgia brasileira.


A sua localidade e relevo baixo contribuem para que ele fique completamente inundado em épocas e períodos de chuva. A população ribeirinha dessa região tem costumes já adaptados para essa época do ano, onde deve-se andar de barco e deslocar os animais para as áreas menos afetadas.


Localização e dados gerais do bioma


O Pantanal está localizado geograficamente nas regiões sul do estado de Mato Grosso e no noroeste do estado de Mato Grosso do Sul. Abriga o parque nacional do Pantanal, que é considerado, pela UNESCO, patrimônio mundial e reserva de biosfera.


Seu território plano agrega cerca de duzentos e cinquenta mil quilômetros quadrados de extensão, o maior território inundável do planeta, e se conecta com a bacia hidrográfica do Paraguai.


Características da fauna e da flora


Uma das faunas mais ricas entre todos os biomas, o Pantanal conta com diversas espécies de peixes, mamíferos, répteis e aves. Segundo alguns estudos realizados, esse bioma possui aproximadamente cerca de mil espécies de borboletas, seiscentos e cinquenta espécies de aves, cento e vinte espécies de mamíferos, duzentos e sessenta de peixes e noventa espécies de répteis.


Já a vegetação pantaneira varia de acordo com a altitude e envolve as gramíneas que são árvores de médio porte e pequeno porte, plantas rasteiras e vegetação arbustiva.


Exemplos de animais e plantas


Com tanta biodiversidade da fauna do ecossistema pantaneiro podem-se destacar algumas como:


As aves: arara-azul que está ameaçada de extinção, assim como os tucanos.


Répteis: os jacarés são famosos nessas áreas, assim como lagartos, cobras e jabutis.


Mamíferos: capivaras, ariranhas, porco do mato, tamanduá, cachorro-do-mato, anta, preguiça, onça-pintada, lobo-guará, macaco-prego, bugio, quati, tatu são algumas das espécies que podemos encontrar no Pantanal, muitos deles também se encontram na lista de animais em extinção.


Peixes: um bioma rico em águas é também reconhecido pela diversidade dos peixes em seus rios como a piranha, pacu, cachara, curimbatá, pintado, jaú e dourado.


Dentre diversas espécies vegetais, podemos citar plantas como, por exemplo, Cuiabá e Taquari.


Geografia (solo, rios, relevo, clima)


O clima do Pantanal é em sua maioria tropical marcado pelo grande índice pluviométrico (chuvas), possui um verão quente e chuvoso e um inverno frio e seco.


Na época das chuvas, na estação do verão, o Pantanal fica sem muitas opções de deslocamento por via ferroviária, por que quase todo o território se alaga, mas no período da seca com o inverno, os rios secam e sobra o barro e sua característica pantanosa.  


Desmatamento


O desmatamento, nos últimos séculos, já diminuiu cerca de 18% o território nativo do Pantanal. Um dos principais fatores desse fenômeno é a sua própria característica de ter um território que concentra muita atividade agropecuária, fazendo com que muitos fazendeiros e produtores diminuíssem o bioma para a expansão dos campos  agrícolas e de criação de gado. Desta forma, muitos recursos naturais foram sendo dizimados.


Importância da conservação


É importante manter a conservação do Pantanal por ele ser um bioma rico em diversidades de espécies, por ele possuir um dos parques naturais mais importantes do mundo e também pela preservação dos seus importantes rios.


Por isso, fala-se muito em criar centros de preservação desse ecossistema, e uma economia consciente, onde a agricultura e pecuária não sejam tão prejudiciais para o ecossistema pantaneiro. O desmatamento preocupa muito as entidades, pois há possibilidade de desaparecimento num futuro próxima, caso não haja uma importante mudança de consciência ecológica em nosso país.


Curiosidades

 

- Apesar de o Pantanal ser a maior região do mundo que se inunda ele é o menor bioma do Brasil (em extensão territorial).


- Você sabia que o Pantanal já foi grande cenário de novelas dramaturgas que fizeram por gerações muito sucesso?! Elas foram importantes para a divulgação dessa região e fazer com que os brasileiros conhecessem melhor esse ecossistema.


Impressão Google+
Bioma Pantanal Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

Pantanal Selvagem

Autor: Entrelinha-Carrion

Editora: Entrelinha-Carrion

Ano: 2016

Temas do livro: Fotografia, Biologia Animal, Ecologia e Meio Ambiente

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Tartaruga marinha: exemplo de réptil
LIVROS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASIndicação de livros de Ciências Biológicas, bibliografia indicada para o estudo de temas de Biologiaver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SAÚDEInformações sobre temas relacionados à saúde humana. Alimentação, doenças, dicas para levar uma vida saudável,...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver