Algas

Algas são organismos autotróficos, unicelulares ou multicelulares, que realizam fotossíntese e vivem principalmente em ambientes aquáticos.

Algas verdes sobre as águas de um lago
Algas verdes sobre as águas de um lago

 

O que são (definição)

 

Algas são organismos simples e fotossintéticos que vivem na água, como mares, rios, lagos e até mesmo em ambientes terrestres úmidos.

 

Antigamente as algas eram classificadas como um sub-reino primitivo no reino das plantas. Atualmente, sua maior parte está classificada dentro do Reino Protista, ou, em outro grupo principal chamado eucariontes, o qual inclui animais e plantas mais desenvolvidas.



Características gerais e principais das algas

 

As algas possuem clorofila e são capazes de produzir seu próprio alimento através do processo de fotossíntese.

 

Dentro dos oceanos, elas estão espalhadas por grande parte de nosso planeta. Elas também se encontram em água doce e, inclusive, fora da água. Entretanto, quase todas as algas são marinhas.

 

As algas que se desenvolvem em água poluída, geralmente são tóxicas e se multiplicam muito rapidamente. Este processo provoca um aumento exagerado em seu número e, consequentemente, um sério desequilíbrio no ecossistema.

 

As algas marinhas são as produtoras primárias dos nutrientes que suprem todo sistema, além disso, elas também são de grande importância por sua capacidade de suprir com oxigênio toda vida marinha através da fotossíntese.



Tipos de algas:

 

As algas são classificadas em diferentes grupos com base em suas características pigmentares, estrutura celular e habitat. Os principais tipos de algas são:


- Algas verdes (Chlorophyta): possuem clorofila a e b, armazenam amido como reserva energética e podem ser unicelulares ou multicelulares, vivendo em ambientes de água doce ou salgada.


- Algas vermelhas (Rhodophyta)
: contêm clorofila a e ficobilinas (ficoeritrina e ficocianina), permitindo a absorção de luz em grandes profundidades, sendo comuns em ambientes marinhos.


- Algas pardas (Phaeophyta)
: ricas em fucoxantina, apresentam coloração marrom e são predominantemente multicelulares, vivendo em águas frias e formando grandes estruturas, como os kelps.


- Diatomáceas (Bacillariophyta): são algas unicelulares com parede celular composta de sílica, encontradas em ambientes aquáticos, onde desempenham um papel importante na produção de oxigênio e no ciclo do carbono.


- Dinoflagelados (Dinophyta): podem ser autotróficos ou heterotróficos, possuem dois flagelos e algumas espécies produzem bioluminescência ou toxinas responsáveis pela maré vermelha.



Você sabia?

 

- O ramo da Biologia que estuda as algas chama-se Ficologia ou Algologia.

 

Imagem de algas castanhas

Algas castanhas (Phaeophyceae): espécie de alga pluricelular e de vida marinha.

 

 

Lago com plantas ao redor e água verde com presença de algas

Algas verdes presentes na água de um lago.

 

 

 



Atualizado e revisado em 03/03/2025

Por Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001.



Algas Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

FRANCESCHINI, Iara Maria. Algas - uma abordagem filogênica, taxonômica e ecológica. Porto Alegre: Artmed, 2014.

 

Fonte de referência:

 

SILVA, Paulo Cesar; BASSO, Suzana. Manual de identificação de algas planctônicas do litoral brasileiro. São Paulo: Edusp, 2009.

Veja Também
DESTAQUES Pergunta e resposta sobre os plastídiosAnemocoria: dispersão de sementes pelo vento