Cobra-real

Principais características, reprodução, veneno, habitat, alimentação, classificação científica

Cobra-real: uma serpente venenosa e comum na Ásia
Cobra-real: uma serpente venenosa e comum na Ásia

 

Principais características físicas

 

A cobra-real pertence à família dos Elapideos (família de répteis escamados da subordem serpentes, também conhecidas como "cobras"), nativa do Sudeste Asiático e da Ásia Meridional.

 

A cobra-real é uma espécie de serpente que mais naturalmente se distingue o sexo. Os machos são bem maiores que as fêmeas, o que não é comum, pois em outras espécies de serpentes, geralmente as fêmeas são maiores que os machos.

 

Possui dentição proteróglifa, que quer dizer duas presas sucintas, não retrateis, por onde conduzem o veneno para sua presa.

 

Sua expectativa de vida é de, aproximadamente, 20 anos (quando em habitat natural). Uma espécie em fase adulta mede de 3 a 4 metros de comprimento, mas já houve registro de uma cobra-real que mediu 5,85 m.

 

Alimentação da cobra-real

 

Sua alimentação é carnívora e sua dieta é basicamente baseada, principalmente, em outras cobras, venenosas ou não. Porém, também se alimentam de ovos, lagartos e pequenos mamíferos.

 

Habitat

 

A cobra-real vive essencialmente nos bosques de bambu, nas florestas tropicais e áreas com vegetação rasteira. Move-se com muita habilidade, tanto na água como na terra entre árvores e vegetação.

 

Ataque, defesa e potência do veneno

 

É conhecida como umas das espécies mais venenosas, não pela potência do seu veneno, mas pela quantidade de toxinas que são liberadas numa só mordida. Sua presa mede, em média, 1,3 cm e libera uma dose letal de veneno, que dependendo do volume e da combinação da potência, pode matar um animal de grande porte, em poucas horas. Um ser humano adulto, pode morrer em 15 minutos se for mordido e não receber atendimento médico adequado rapidamente.

 

Seu veneno possui basicamente neurotoxinas, que atacam o cérebro, o sistema nervoso central e a medula espinhal. Neste sentido, o indivíduo mordido por uma cobra-real pode morrer por parada respiratória.

 

Reprodução

 

A cobra-real vive em pares, o que não é comum da espécie. Na fase do acasalamento o macho e a fêmea se entrelaçam e permanecem assim por algum tempo.

 

O ninho é construído em duas partes, embaixo ficam os ovos e em cima fica a fêmea que fica protegendo os ovos. São colocados de vinte a cinquenta ovos. A incubação dura de 60 a 90 dias. Um pouco antes do nascimento dos filhotes, a fêmea de cobra-real abandona o ninho.

 

 

Curiosidades:

 

- A cobra-real é figura pertencente à mitologia no extremo Oriente, sendo muito usada de modelo para estátuas, decorações e joalherias.

 

- Elas são também muito conhecidas por serem usadas pelos encantadores de serpentes, muito comuns no sul da Ásia.

 

- Assim como quase todas cobras, a cobra-real é tímida e se esquiva do contato humano. Porém, o contato com elas requer muito cuidado e atenção, pois, se for cercada, pode se tornar agressiva e atacar.

 

- A cobra-real está ameaçada de extinção desde 2010. A classificação do seu estado de conservação é Ameaçada e vulnerável.

 

 

Classificação científica:

 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Ordem: Squamata

Subordem: Serpentes

Família: Elapidae

Gênero: Ophiophagus

Espécie: O. hannah


Impressão Google+
Cobra-real Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

Serpentes peçonhentas e acidentes ofídicos no Brasil

Autor: Bernarde, Paulo Sergio

Editora: Anolis Book

Ano: 2014

Temas do livro: Zoologia, Biologia, Répteis, Cobras e Serpentes

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Tartaruga marinha: exemplo de réptil
LIVROS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASIndicação de livros de Ciências Biológicas, bibliografia indicada para o estudo de temas de Biologiaver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SAÚDEInformações sobre temas relacionados à saúde humana. Alimentação, doenças, dicas para levar uma vida saudável,...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver