Manguezal

Resumo das principais características, o que é, fauna e flora do bioma, curiosidade, bibliografia

Manguezal: importante bioma brasileiro
Manguezal: importante bioma brasileiro

 

Introdução (o que é)


O manguezal é um ecossistema tipicamente tropical. A grande maioria dos manguezais do mundo é encontrada na faixa que fica entre os trópicos. Eles se distribuem nas costas oceânicas dos continentes, regiões que formam uma transição entre o meio terrestre e o ambiente marinho.



Características principais dos manguezais:


Os traços mais relevantes em um manguezal são:


- As marés influenciam a sua dinâmica, sendo que durante a maré alta, a água do mar inunda o substrato. Esse é formado por lodo, grãos de areia, raízes, galhos, folhas mortas e restos de animais.


- O substrato é rico em matéria orgânica e sulfeto de ferro. Esse último, em contato com a camada de ar, pode passar por reação química que resulta na produção de ácido sulfúrico. Esse composto é responsável pelo cheiro característico de ovo podre. É um fenômeno natural, não tendo relação nenhuma com a maré vermelha.


- As várias espécies de árvores que colonizam o substrato são popularmente chamadas de mangue. Elas produzem sementes e essas permanecem presas à planta até depois da germinação. Depois os propágulos (estrutura que carrega a semente germinada) se destacam e flutuam na água até encontrar um terreno adequado para a fixação do embrião.


- Algas, líquens, bromélias e orquídeas são formas de vida associadas ao mangue.



A importância ecológica do manguezal


Animais de hábitos terrestres e aquáticos frequentam o manguezal. A maioria dos peixes marinhos que são explorados por humanos como alimento dependem do manguezal para sobreviverem.


Quando os camarõezinhos nascem, eles abandonam o mar aberto e vão para o manguezal. Permanecem lá da fase de larva até o estágio de jovem. Então, voltam para o oceano. Aves como garças e guarás (Eudocimus ruber) usam os galhos do mangue para construir ninhos e interagir com seus semelhantes.



Curiosidade


Em 2018, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou o Atlas dos Manguezais do Brasil. Nele você pode aprender, por exemplo, quais manguezais brasileiros estão em áreas destinadas à conservação.


Impressão
Manguezal Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

Guia ilustrado do manguezal brasileiro

Autor: Por, Francis Dov

Editora: USP

Ano: 1994

Temas do livro: Bioma Brasileiro, Fauna e Flora, Meio Ambiente

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Tartaruga marinha: exemplo de réptil
LIVROS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASIndicação de livros de Ciências Biológicas, bibliografia indicada para o estudo de temas de Biologiaver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SaúdeInformações e resumos sobre temas relacionados à saúde humana, alimentação, doenças, dicas para levar uma...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver