Classes de Moluscos

 

O que são moluscos?

Os moluscos são um filo do reino Animalia composto por organismos invertebrados de corpo mole, geralmente protegido por uma concha calcária. Vivem em ambientes aquáticos (marinhos e dulcícolas) ou terrestres úmidos. Apresentam simetria bilateral, corpo dividido em cabeça, massa visceral e pé muscular, além de uma estrutura denominada manto, responsável pela secreção da concha. Muitos moluscos possuem uma rádula, estrutura raspadora utilizada na alimentação. Seu sistema circulatório pode ser aberto ou fechado, e sua reprodução é, na maioria das vezes, sexuada.


Classes de moluscos:


- Gastropoda: é a maior classe dos moluscos, incluindo caracóis, lesmas e búzios. São caracterizados por um corpo alongado e assimétrico, geralmente com concha em espiral. Utilizam o pé para locomoção e apresentam cabeça com tentáculos e olhos. Muitas espécies são terrestres, mas a maioria vive em ambientes aquáticos.


- Bivalvia: inclui ostras, mariscos e mexilhões. Possuem concha formada por duas valvas articuladas e não apresentam cabeça distinta nem rádula. Vivem fixos ou semi-fixos em substratos aquáticos, filtrando partículas alimentares da água. Seu pé é adaptado para escavação ou fixação.


- Cephalopoda: inclui polvos, lulas, náutilos e sépias. São considerados os moluscos mais complexos, com sistema nervoso desenvolvido, olhos avançados e grande capacidade de camuflagem. Possuem tentáculos ao redor da boca e um sifão para propulsão. A maioria não possui concha externa, com exceção do náutilo.


- Polyplacophora: conhecidos como quítons, apresentam corpo oval achatado e protegido por oito placas calcárias sobrepostas. Vivem fixos em rochas de zonas litorâneas, onde se alimentam de algas raspadas com a rádula.


- Scaphopoda:
chamados de dentálios, têm corpo tubular e concha em forma de tubo curvado. Vivem enterrados em sedimentos marinhos, com a extremidade posterior da concha voltada para fora. Alimentam-se de partículas microscópicas capturadas por tentáculos especializados.


- Monoplacophora: grupo com poucas espécies vivas conhecidas, possuem corpo coberto por uma única concha simples e apresentam características primitivas. Habitam regiões abissais e revelam semelhanças com anelídeos, sugerindo vínculos evolutivos.


- Aplacophora: são moluscos marinhos de corpo vermiforme e sem concha, recobertos por espículas calcárias. Vivem em substratos moles ou sobre corais e alimentam-se de pequenos invertebrados ou organismos planctônicos. Representam uma forma mais primitiva dentro do filo.

 

Foto de uma lesma

Lesma: exemplo de molusco que faz parte da classe Gastropoda.

 

 


 

Artigo revisado por Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001.

Atualizado em 13/08/2025



Classes de Moluscos Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

BARNES, R. D. Zoologia Geral. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.

Veja Também
DESTAQUES Pergunta e resposta sobre os plastídiosEcossistema costeiro: rica biodiversidade