AracnídeosConheça nesta página as características dos aracnídeos, espécies mais conhecidas, reprodução e exemplos.![]() Aranha: um aracnídeo muito temido pelas pessoas
O que são (definição) e exemplos
Os aracnídeos são organismos pertencentes à classe Arachnida do filo dos Artrópodes. Desta classe fazem parte mais de 60.000 espécies, entre elas: aranhas, carrapatos, escorpiões, etc.
Características principais dos aracnídeos
Os artrópodes possuem um sistema nervoso bastante desenvolvido e muitos deles, como a aranha e o caranguejo, possuem exoesqueleto, ou seja, uma dura carcaça externa.
Dentro desta enorme variedade, a grande maioria desta espécie é composta por animais terrestres que respiram através de traqueias. Contudo, alguns realizam a respiração cutânea e outros possuem pulmões folhosos.
Os aracnídeos são em sua maior parte, predadores, algumas espécies, inclusive, possuem glândulas de veneno com o qual abatem as suas presas.
Reprodução
Sua reprodução se dá por meio de fecundação interna, geram ovos de onde saem diminutos seres que não passarão por metamorfose.
Curiosidades biológicas
- Uma curiosidade sobre alguns aracnídeos como as aranhas e os escorpiões, é o fato de que as primeiras são capazes de sobreviver em muitos tipos de ambientes, já os escorpiões são mais facilmente encontrados em regiões mais áridas. Contudo, ambos podem viver próximos da água. Algumas aranhas, inclusive, são capazes de andar sobre a água para capturar suas presas.
- O ramo da Zoologia que estuda os aracnídeos é conhecido como Aracnologia. Espécie de aracnídeo:
Ordens da Classe Arachnida:
- Ordem Amblypygi
- Ordem Araneae
- Ordem Astigmata
- Ordem Holothyrida
- Ordem Ixodida
- Ordem Mesostigmata
- Ordem Opilioacarida
- Ordem Opiliones
- Ordem Palpigradi
- Ordem Prostigmata
- Ordem Pseudoscorpiones
- Ordem Ricinulei
- Ordem Sarcoptiformes
- Ordem Schizomida
- Ordem Scorpiones
- Ordem Solifugae
- Ordem Trombidiformes
- Ordem Uropygi
Exemplos mais conhecidos de Aracnídeos:
- Ácaros
- Carrapatos
- Opiliões
- Escorpião imperador
- Escorpião marrom
- Aranha-caranguejeira
- Aranha Chilena
- Aranha Cuspideira
- Aranha Viúva Negra
- Aranha Armadeira
- Aranha de jardim
- Aranha-de-água
- Aranha-lobo
- Aranha-pedreiro
- Aranha-pescadora
- Aranha-de-prata
- Aranha-do-pântano
- Aranha-doméstica
- Aranha-camundongo
- Aranha de alçapão
- Aranha-grama
AS ARANHAS VENENOSAS
Existem diversas espécies de aranhas que possuem veneno. Ao picar um ser humano, podem provocar, além da dor, vários problemas de saúde. Em alguns casos, podem provocar até a morte da pessoa que foi picada, caso não haja tratamento médico rápido e eficaz. Crianças, idosos e pessoas com saúde debilitada podem ser vítimas fatais de aranhas venenosas.
O veneno destas aranhas pode causar os seguintes problemas em seres humanos que são picados: dor, câimbras, necrose em tecidos, tontura (vertigem), tremores, queda ou elevação de pressão sanguínea e alterações na frequência de batimentos cardíacos. Principais espécies de aranhas venenosas:
- Aranha Marrom (Loxosceles sp.) - extremamente venonosa
- Aranha de Grama, também conhedida como aranha-de-jardim (Lycosa sp.)
- Aranha-caranguejeira também conhecida como Tarântula (Theraphosidae)
- Viuva Negra (Latrodectus sp.)
- Armadeira (Phoneutria) - extremamente venenosa e agressiva
SAIBA MAIS:
Obtenha nais dados e informações sobre picadas de aranhas no website do Dr. Drauzio Varella.
Você sabia?
- Entre os aracnídeos, as aranhas e escorpiões são os mais perigosos para os seres humanos, pois muitas espécies possuem venenos extremamente perigosos. Uma simples picada destes aracnídeos, pode levar uma pessoa a morte.
- As aranhas fazem parte da ordem Araneae. Já os escorpiões fazem parte da ordem Scorpiones. Os carrapatos, que também são aracnídeos, fazem parte da ordem Ixodida.
- Entre os escorpiões, uma das espécies mais venenosas é o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), que é encontrado em várias regiões do território brasileiro.
Última revisão: 31/08/2022
- PAULINO, Wilson Roberto. Biologia. São Paulo: Editora Ática, 2003. - BURNIE, David. Dicionário Temático de Biologia. São Paulo: Editora Scipione, 1997.
|
||||||
Veja Também
PESQUISADORES ![]() Saúde ![]() Dicionário de Biologia ![]() |
||||||
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares. Copyright © 2006 - 2023 Toda Biologia.com Todos os direitos reservados. |