Grandes Descobertas da Biologia

Conheça nesta página as grandes descobertas e avanços da Biologia.

Microscópio: extrema importância para as descobertas da Biologia
Microscópio: extrema importância para as descobertas da Biologia

 

Grandes avanços e descobertas da Biologia:


- 1665: o cientista britânico Robert Hooke fez, pela primeira vez na história, a descrição de uma célula. Para tal feito, Hooke usou um microscópio.

 

- 1674: o cientista holandês Anton van Leeuwenhoek aperfeiçoou um microscópio da época, permitindo a observação de seres muito pequenos como, por exemplo, bactérias. Foi um importante avanço para a Microbiologia.

 

- 1735: é realizada a classificação dos seres vivos por Carl Linnaeus.

 

- 1758: o botânico, zoólogo e médico sueco Carlos Lineu desenvolveu a classificação científica dos seres vivos, através de divisões por gêneros e espécies. Foi um grande passo para a Taxonomia.

 

- 1799: o geógrafo e naturalista alemão Alexander von Humboldt, após uma viagem pela América, apresentou uma teoria que mostrou as relações entre seres vivos e meio ambiente. Foi um grande avanço para os estudos de Ecologia.

 

- 1809: o naturalista francês Lamarck apresentou sua teoria com princípios evolucionistas. Esta teoria tinha como princípios as ideias de uso e desuso e dos caracteres adquiridos.

 

- 1859: o naturalista britânico Charles Darwin apresentou sua Teoria da Evolução, afirmando que a evolução das espécies ocorre através de um processo de seleção natural. Foi um grande avanço para a área da Biologia Evolutiva. O livro "A origem das espécies" foi publicado na Inglaterra, em 24 de novembro de 1859.

 

- 1865: o cientista francês Louis Pasteur criou a pasteurização, processo de descontaminação de microrganismos, usado até os dias de hoje na industrialização do leite.

 

- 1866: o monge e botânico austríaco Gregor Mendel criou a Lei da Hereditariedade. Suas pesquisas, que originaram esta lei, foram feitas através do cruzamento de ervilhas.

 

- 1882: descoberta dos cromossomos pelo biólogo alemão Walther Flemming.

 

- 1928: criação da penicilina, medicamento usado para combater bactérias, pelo farmacologista e biólogo britânico Alexander Fleming.

 

- 1953: os cientistas James Watson e Francis Crick descobriram a estrutura química do DNA. Avanço de extrema importância no campo da Genética.

 

- 1960: comprovação da existência e funções das células-tronco. O feito foi realizado pelos cientistas Ernest McCulloch e James Till.

 

- 1973: grande avanço na área da Biotecnologia. O geneticista Stanley Cohen e o bioquímico Herbert Boyer produziram, em laboratório, o primeiro organismo transgênico.

 

- 1996: o embriologista britânico Ian Wilmut criou o primeiro clone de um animal mamífero: a ovelha Dolly.

 

- 2003: término do sequenciamento genético do Projeto do Genoma Humano, realizado por dois institutos de pesquisa.

 

- 2012 – desenvolvimento da técnica CRISPR-Cas9 para edição genética.

 

Retrato pintado do biólogo Robert Hooke

Em 1665, Robert Hooke descobriu a célula ao observar cortes de cortiça através de um microscópio, descrevendo pequenas compartimentações que comparou a células de um mosteiro.

 

 

 



Atualizado e revisado por
Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001.



Grandes Descobertas da Biologia Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

MACHADO, Sidio. Biologia - Ciência e Tecnologia. São Paulo: Scipione, 2010.

Veja Também
DESTAQUES Pergunta e resposta sobre os plastídiosAnemocoria: dispersão de sementes pelo vento