Carioteca

O que é, função, resumo, principais características, importância do envoltório nuclear na célula animal

Carioteca: o envoltório nuclear da célula eucarionte
Carioteca: o envoltório nuclear da célula eucarionte

 

O que é (definição)


A carioteca é também conhecida como envoltório nuclear ou envelope nuclear. É aquela membrana que serve como um limite entre o citoplasma celular e o núcleo da célula. Encontramos a carioteca somente em células eucariontes.


O fato da carioteca existir apenas nas células eucariontes faz com que essas células sejam diferentes das células procariontes. Nessas últimas, o material genético, envolvido por nada, fica em contato direto com o citoplasma celular.



Resumo das características principais


A carioteca apresenta as seguintes características:


- É composta por duas camadas de proteínas combinadas com moléculas de fosfolipídios: uma camada está voltada para o citoplasma e a outra em contato com o interior do núcleo.


- Esse modelo de membrana, que é o mesmo da membrana citoplasmática, contém uma quantidade menor de colesterol.


- Algumas das proteínas da carioteca formam poros que permitem o trânsito de moléculas entre o núcleo e o citoplasma.


- Também existem grupos importantes de proteínas que facilitam o movimento dos ácidos ribonucleicos entre o núcleo e o citoplasma.


- A camada externa da carioteca se prolonga para o citoplasma e está aderida à membrana do retículo endoplasmático, uma das organelas da célula.



A importância da carioteca


A carioteca envolve o conteúdo nuclear, que na maior parte do tempo, está sob a forma de cromatina. Essa cromatina passa por um enovelamento, vindo a compor os cromossomos. Durante a divisão da célula, a carioteca se rompe, liberando os cromossomos. Depois disso, cada metade do número total de cromossomos que existe no núcleo segue para polos opostos da célula.


A importância da carioteca vai além da participação na divisão celular. Ela funciona como uma espécie de filtro entre o ambiente citoplasmático e o nuclear. Além disso, algumas proteínas filamentosas presentes na carioteca têm um papel importante em alguns processos. Por exemplo, na organização da cromatina e na proteção contra o envelhecimento celular.



Curiosidade


Alguns pesquisadores suspeitam que o núcleo celular surgiu através da simbiose entre organismos unicelulares. Alguns organismos de menor complexidade teriam sido engolfados por um organismo maior. Então, o organismo simples que teria dado origem ao núcleo teria perdido muito de suas características originais, mas teria conservado sua membrana.


Impressão
Carioteca Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

Manual de Citologia e Histologia

Autor: Papini, Solange

Editora: Atheneu

Ano: 2003

Temas do livro: Citologia, Célula Animal, Biologia

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Tartaruga marinha: exemplo de réptil
LIVROS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASIndicação de livros de Ciências Biológicas, bibliografia indicada para o estudo de temas de Biologiaver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SaúdeInformações e resumos sobre temas relacionados à saúde humana, alimentação, doenças, dicas para levar uma...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver