Vegetação Herbácea

O que é, principais características, resumo, exemplos, importância, gramíneas, as ervas

Vegetação Herbácea: ciclo de vida curto
Vegetação Herbácea: ciclo de vida curto

 

Introdução (o que é)


A expressão vegetação herbácea define o que popularmente se conhece como ervas. Ela não designa um grupo taxonômico definido por cientistas, pois reúne muitas espécies não necessariamente aparentadas entre si. Os caules dessas plantas são flexíveis, ou seja, não são lenhosos como os caules dos arbustos e das árvores.



Características principais


A vegetação herbácea se caracteriza por apresentar:


- Altura igual ou menor que dois metros.


- Ciclo de vida curto (um ano ou poucos anos) comparado ao ciclo de décadas de arbustos e árvores.


- Propagação (expansão da área de ocorrência) por meio de rizomas (caules subterrâneos que emitem pequenos ramos com folhas jovens).



Qual a importância ecológica da vegetação herbácea?


A vegetação herbácea participa da regeneração de uma floresta. Vamos imaginar que uma pastagem tenha dado lugar a uma floresta. Todos os arbustos, árvores e cipós foram retirados da área. Uma única espécie de gramínea não nativa foi plantada. A gramínea cresce rápido, pois essa capacidade foi selecionada por agrônomos. Afinal, o objetivo da gramínea ali é somente servir de alimento para o gado. Anos depois, o pasto é abandonado.


O papel da vegetação herbácea nativa nesse pasto abandonado é um tanto ambíguo e dependente do grau de cobertura do solo. Se as plantas herbáceas que resistiram sob a forma de banco de sementes no solo investirem muito na própria biomassa, ocuparão a maior parte do espaço. Quando sementes de arbustos e árvores chegarem ali levadas pelo vento ou por aves, poucas delas vão conseguir se estabelecer. Então, a floresta pode se regenerar, mas bem devagar.


Mas, se a vegetação herbácea cobrir o terreno de forma moderada, as sementes de arbustos e árvores se beneficiarão com o sombreamento parcial que ela oferece. Portanto, muitas sementes germinarão e formarão plantas jovens. Isso muda as condições próximas ao solo e favorece a ocupação por mais plantas e pequenos animais.



Curiosidade


Enquanto algumas espécies da vegetação herbácea do mundo recebem o título de ervas daninhas por invadirem o espaço “sem autorização”, outras compõem nossa salada.

 


Última revisão: 21/06/2019

___________________________________

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.


Impressão
Vegetação Herbácea Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

Plantas para Jardim no Brasil: Herbáceas, Arbustivas e Trepadeiras

Autor: Lorenzi, Harri

Editora: Plantarum

Ano: 2013

Temas do livro: Botânica, Vegetação, Plantas, Ervas, Arbustos

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Tartaruga marinha: exemplo de réptil
LIVROS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASIndicação de livros de Ciências Biológicas, bibliografia indicada para o estudo de temas de Biologiaver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SaúdeInformações e resumos sobre temas relacionados à saúde humana, alimentação, doenças, dicas para levar uma...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver