Tetrápodes

Tetrápodes são espécies animais que possuem quatro membros.

Tetrápodes: os vertebrados terrestres de quatro membros
Tetrápodes: os vertebrados terrestres de quatro membros

 

O que são - definição

 

Os tetrápodes são animais vertebrados terrestres, que possuem quatro membros ou que descendem de ancestrais com quatro membros. Estes animais pertencem à superclasse Tetrapoda. Os anfíbios, mamíferos, répteis e aves são tetrápodes. No caso das aves, seus ancestrais tinham quatro membros, mas os membros anteriores evoluíram para asas, adaptadas ao voo. Mesmo assim, elas ainda são classificadas como tetrápodes, assim como répteis, anfíbios e mamíferos.

 

Evolução

 

De acordo com a Biologia Evolutiva, os primeiros tetrápodes surgiram a cerca de 350 milhões de anos, a partir de peixes pulmonados de água doce. Estes deixavam rapidamente a água para buscar alimentos nas margens de rios e lagos. Neste movimento, usavam suas grossas nadadeiras para se locomoverem no meio terrestre. Com o passar de milhões de anos, estas nadadeiras foram se transformando (evoluindo) para patas e membros.

 

Características principais dos tetrápodes:

 

- Possuem quatro membros.

 

- São animais vertebrados, ou seja, possuem coluna vertebral segmentada e crânio, cuja função é realizar a proteção do cérebro.

 

- São animais cordados. Possuem sistema digestório completo, tubo nervoso dorsal e simetria bilateral.

 

- Possuem sistema nervoso, composto por cérebro e medula espinal.



Exemplos:

 

- Anfíbios: rãs, sapos, salamandras e pererecas.

 

- Répteis: tartarugas, jacarés, crocodilos e lagartos.

 

- Aves: galinhas, patos, marrecos, pinguins, gansos, gaviões, papagaios, araras, pardais, pombos, avestruzes, tucanos, beija-flores, pinguins, águias, andorinhas, corujas, entre outras.

 

- Mamíferos: seres humanos, macacos, cavalos, elefantes, leões, tigres, girafas, bois, morcegos, ratos, baleias, zebras, gatos, cachorros, lobos, rinocerontes, ornitorrincos, raposas, onças, bois, búfalos, alces, renas, entre outros.



Informações complementares e curiosidades:

 

- De acordo com a Biologia Evolutiva, os primeiros tetrápodes, que surgiram no planeta, foram os anfíbios. Isso ocorreu no período Devoniano, ou seja, a cerca de 350 milhões de anos.

 

- As cobras e os anfíbios sem patas, embora não possuam membros, são classificadas como tetrápodes. Isso ocorre, pois no passado longínquo, estes animais possuíam membros. Através de um lento processo de regressão, as cobras e os anfíbios sem patas perderam seus membros. Portanto, estes animais descendem de um tetrápode e, portanto, são considerados como pertencentes a esta superclasse animal.

 

- O maior animal tetrápode do mundo é o elefante-africano (Loxodonta africana), que pode atingir até 4 metros de altura, 7,5 metros de comprimento e pesar cerca de 6 a 7 toneladas.

 

- O menor animal tetrápode do mundo é a rã Paedophryne amauensis, encontrada na Papua-Nova Guiné. Esse anfíbio mede aproximadamente 7,7 milímetros de comprimento, sendo o menor vertebrado conhecido.

 

Foto de um Alce

Alce (Alces alces): exemplo de um animal tetrápode

 

 


 

Revisado por Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001.



Tetrápodes Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

ORR, Robert T. Biologia dos Vertebrados. São Paulo: Roca, 2008.

 

Fonte de referência:

 

BIZZO, Nélio. Biologia Novas Bases. São Paulo: Editora Ibep, 2016.

Veja Também
DESTAQUES Pergunta e resposta sobre os plastídiosAnemocoria: dispersão de sementes pelo vento