Ciliados

Características dos ciliados, resumo, exemplos, locomoção, reprodução

Paramécio: exemplo de ciliado
Paramécio: exemplo de ciliado

 

O que são

 

Os ciliados são protozoários que se locomovem através da movimentação de cílios. Em algumas espécies de ciliados, os cílios também são usados para a ingestão de alimentos. Estes seres vivos pertencem ao filo Ciliophora. Eles podem viver na água ou como parasitas na parte interior do corpo dos animais.

 

Principais características

 

- Podem apresentar diversos formatos, dependendo da espécie.

 

- Os cílios podem revestir todo o corpo do microrganismo ou apenas parte dele.

 

- Possuem dois tipos de núcleos: micronúcleo ou macronúcleo. O micronúcleo atua no processo de reprodução (assexuada e sexuada). Já o macronúcleo, além de participar do processo de reprodução assexuada, atua também no metabolismo das células.

 

- São microrganismos que só podem ser visualizados com uso de microscópio. A maioria dos ciliados mede entre 50 e 900 micrômetros.

 

- Ingerem o alimento através do processo de fagocitose.

 

- Possuem em seu interior organelas especializadas (vacúolos digestivos, micronúcleo, macronúcleo), que ficam no citoplasma.

 

- A alimentação dos ciliados consiste, principalmente de: algas, bactérias e leveduras.

 

Reprodução

 

Pode ser assexuada ou sexuada.

 

A reprodução assexuada ocorre através da divisão binária transversal.

 

A reprodução sexuada é chamada de conjugação, pois ocorre a união entre dois ciliados. Neste processo, sem a formação de gametas, os seres originários (filhos) possuem as mesmas características dos ciliados iniciais.

 

Exemplos de ciliados


- Paramécio

- Leprotintinnus

- Codonella Cratera

- Amplectella

- Stentor

- Blepharisma

- Urostyla

- Uroleptus

- Oxytricha

- Euplotes

- Prorodon

- Coleps

- Dileptus

- Chilodonella

- Metacineta

- Lembadion

 

Você sabia?


- Muitos ciliados podem entrar no corpo humano, vivendo como parasitas e gerando doenças. Uma boa forma de evitar este problema é consumindo apenas água filtrada ou fervida, pois muitas espécies destes protozoários vivem na água contaminada.


Impressão Google+
Ciliados Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

Microbiologia

Autor: Trabulsi, Luiz R.

Editora: Atheneu

Temas: Microbiologia, Biologia

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS
LIVROS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASIndicação de livros de Ciências Biológicas, bibliografia indicada para o estudo de temas de Biologiaver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SAÚDEInformações sobre temas relacionados à saúde humana. Alimentação, doenças, dicas para levar uma vida saudável,...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver