História da Biologia

A História da Biologia através dos tempos, avanços e descobertas importantes

Biologia: uma história marcada por grandes avanços científicos
Biologia: uma história marcada por grandes avanços científicos

 

HISTÓRIA DA BIOLOGIA

 

O Conceito de Biologia como uma ciência composta por um corpo coerente de conhecimentos surgiu apenas no século XIX. Porém, podemos dizer que desde o Egito Antigo já havia estudos de Biologia, pois os egípcios estudavam o corpo humano para poder realizar a mumificação. Na Grécia Antiga também houve estudos dos seres vivos. Aristóteles, por exemplo, estudava seres vivos nos século IV a.C.

 

Até o século XVII, os pesquisadores estudavam apenas os seres vivos visíveis a olho nu. As áreas mais estudadas eram Zoologia (estudo dos animais) e Botânica (estudo das plantas).

 

Em meados do século XVII começam alguns estudos com células. Este avanço foi possível com o aperfeiçoamento do microscópio, feito pelo cientista inglês Robert Hooke.

 

No século XVIII a Biologia apresenta um grande avanço. O francês Conde de Buffon e o cientista sueco Carl Lineu desenvolvem as bases teóricas da Biologia.

 

O primeiro sistema de classificação de plantas por gêneros e espécies é elaborado por Lineu no século XVIII.

 

Ainda no século XVIII, o naturalista Buffon cria as bases teóricas da Geologia e Paleontologia, ambas ciências de extrema importância para a Biologia.

 

No século XIX, ocorre um grande avanço na Biologia, que passa a ser uma ciência organizada e sistematizada. Vários pesquisadores fazem viagens para várias regiões do mundo para expandir os conhecimentos e conhecer e catalogar novas espécies de animais e plantas. Nesta época também ocorrem muitos avanços importantes no estudo de fósseis e na área de Geologia.

 

O século XIX também é marcado pelas teorias de Lamarck, que propõe que as características físicas adquiridas por uma espécie, em decorrência do meio ambiente, podem ser transmitidas para seus descendentes.

 

Na segunda metade do século XIX, o naturalista inglês Charles Darwin propõe a Teoria da Evolução das Espécies.

 

O século XX é marcado pelo desenvolvimento da Genética. Os geneticistas norte-americanos James Watson e Francis Crick descobrem a estrutura da molécula de DNA. Tem início o período de pesquisas voltadas para o sequenciamento do Genoma de várias espécies, entre elas a humana.

 

A Biologia Molecular se desenvolve e surgem novas áreas da Biologia como, por exemplo, Bioquímica e Biofísica.

 

Grandes avanços na aplicação de conhecimentos de bioquímica na produção de medicamentos e de Biofísica na Medicina.

 

Surgem novos Biologia da Biologia na segunda metade do século XX: Etologia (estudo do comportamento dos animais), Ecologia (relações dos seres vivos com o meio ambiente), Paleontologia (estudo das espécies extintas) e Antropologia Física (estudo da evolução da espécie humana).


Impressão Google+
História da Biologia Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

Filosofia e História da Biologia

Autor: Martins, Lilian A. P.

Editora: Livraria da Física

Temas: Biologia

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS
LIVROS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASIndicação de livros de Ciências Biológicas, bibliografia indicada para o estudo de temas de Biologiaver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SAÚDEInformações sobre temas relacionados à saúde humana. Alimentação, doenças, dicas para levar uma vida saudável,...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver