Hormônios Hipofisários

O que são e quais são, exemplos, principais hormônios da adenohipófise e da neurohipófise e suas funções, bibliografia

Hipófise: secreção de diversos hormônios
Hipófise: secreção de diversos hormônios

 

O que são

 

Os hormônios hipofisários são aqueles sintetizados e secretados pela hipófise (glândula endócrina situada na base do cérebro), que também é conhecida como glândula pituitária.

 

Hormônios da adenohipófise e suas principais funções:

 

- Hormônio do crescimento humano (hGH): sua principal função é estimular músculos, fígado, cartilagens e outros tecidos do corpo humana para sintetizarem e secretarem  IGFs (fatores de crescimento). Atua também no desenvolvimento das células do corpo e na síntese de proteínas.

 

- Hormônio folículo-estimulante (FSH): provoca, nas mulheres, a secreção de estrógenos e começa o desenvolvimento dos ovócitos. Nos homens, este hormônio atua no estímulo aos testículos na produção de espermatozoides.

 

- Hormônio estimulante da tireoide (TSH): atua no estimulo da síntese e secreção dos hormônios tireóideos.

 

- Hormônio Luteinizante (LH): atua, nas mulheres, na secreção de progesterona e estrógeno, além de atuar na formação do corpo lúteo e no processo de ovulação. Já nos homens, este hormônio tem a importante função de estimular os testículos na produção da testosterona.

 

- Prolactina (PRL): possui a função, nas mulheres, de estimular as glândulas mamária na produção do leite materno.

 

- Hormônio melanócito-estimulante: atua, principalmente, nas atividades do encéfalo (tronco encefálico, cerebelo e cérebro).

 

- Corticotropina (ACTH): tem como função principal o estímulo do córtex da glândula suprarrenal na produção do cortisol.

 

Hormônios da neurohipófise e suas principais funções:

 

- Ocitocina: é um hormônio muito importante para as mulheres. Ele atua na saída do leite pelas glândulas mamárias, além de ser importante na contração das células uterinas durante o processo do parto.

 

- Hormônio antidiurético (ADH): é conhecido também como vasopressina. Atua na manutenção da hidratação do corpo, reduzindo a produção de urina. Atua também no processo de sudorese para diminuir a perda de água em determinadas situações de necessidade de controle hídrico.


Impressão Google+
Hormônios Hipofisários Temas Relacionados
Bibliografia Indicada:

 

Hormônios e Metabolismo - integração e correlações clínicas

Autor: Poian, Andrea T.

Editora: Atheneu

Ano de publicação: 2007

Temas do livro: Anatomia Humana, Endocrinologia, Biologia

Veja Também
GALERIA DE IMAGENS Tartaruga marinha: exemplo de réptil
LIVROS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASIndicação de livros de Ciências Biológicas, bibliografia indicada para o estudo de temas de Biologiaver
PESQUISADORESSaiba mais sobre a biografia dos grandes pesquisadores que revolucionaram o mundo da ciência. As grandes...ver
SAÚDEInformações sobre temas relacionados à saúde humana. Alimentação, doenças, dicas para levar uma vida saudável,...ver
Dicionário de BiologiaSaiba o significado de várias palavras relacionadas ao estudo de Biologia, definições importantesver